quinta-feira, março 15, 2007

Biografia de Elvis Presley-1

Clique na imagem para ampliar. Elvis Aaron Presley nasceu em 8 de janeiro de 1935 em Tupelo (Mississipi), sendo seus pais modestos granjeiros. Seu irmão gêmeo, Jesse Garon, não sobreviveu ao parto.
Aos 10 anos, como presente de aniversário, ganhou sua primeira guitarra. Ele queria uma bicicleta mas era demasiado cara. Neste mesmo ano cantou pela primera vez em público em um concurso regional, festival musical da Feira de Alabama, obtendo o segundo premio: 5 dólares e uso gratuito das atrações da feira.
Finalizada a II Guerra Mundial, seu pai mudou de trabalho e foram residir em Memphis. Elvis começou a trabalhar aos 16 anos, como caminhoneiro, onde lhe pagavam um dólar por hora de trabalho.
Con 19 anos, decide presentear um disco a sua mãe e gravou em um estúdio de Memphis pagando poucos centavos. Não estando contente , decide gastar algo mais na Sun Records Company, onde grava My Happiness. Marion Keisker, secretaria, guardou uma cópia. Sua insistência passando pelas oficinas da Sun Records (Sam Philips) , a emisora local WMPS e a ajuda de Dewey Philips, discjockey, culminou com a gravacão de seu primeiro disco comercial: That’s All Right Mama/Blue Moon of Kentucky. Fato ocorrido em 6 de julho de 1954 e ele começou sua carreira profisional, junto a Scotty Moore y Bill Black, a direção de Dewey Philips e a supervisão da Sun Records.
En 1955 Elvis, aconselhado por Andrew Parker aliás "El Coronel", decide fechar com a RCA onde em 10 de janeiro de 1956 gravou e editou seu primero disco, Heartbreak Hotel, que posteriormente foi o primeiro número UM de sua carreira.
Em 9 de setembro de 1956, Elvis Presley aparecia no "Ed Sullivan Show". "Esta noite eu cantarei algo muito diferente ao que fiz até agora", disse aos telespectadores. Elvis atacou em uma canção ainda desconhecida: "Love me Tender". Houve resposta do público, tanto dentro como fora do estudio. Algum tempo depois, publicaram o disco correspondente, os pedidos iniciais somavam um milhão de cópias. Uma locura sem precedentes até então.
No verão de 1956 debutou também no cinema. Love me tender, Loving you, Jailhouse Rock e King Creole o situaram entre os dez melhores atores dos Estados Unidos nos anos 50.
En 1958 morre sua mãe. Isto o afetou tanto que entrou em uma profunda depressão. A partir deste mesmo ano, até 1960, cumpriu serviços da Pátria, vestido de uniforme em uma base americana, em uma cidade da Alemana de Bad Nauheim, na qualidade de condutor de tanques de guerra.
Em pleno serviço militar, 1959, Elvis gravou com um equipamento doméstico, o "Bad Nauheim medley". Entre as versões do conteúdo, estava o hit "There’s no tomorrow" de Tony Martin.
Em março de 1960, ainda na Alemanha, Elvis se despede no aeroporto de Frankfurt de uma jovem chamada Priscilla Beaulieu, que lá conheceu. Neste mesmo mes, já em Nashville, realiza sua primeira gravação após o serviço militar na RCA. O resultado foi um número um: "Stuck on you".
"It’s now or never", gravado em Nashville vendeu aquele ano 9 milhões de cópias e"Are You Lonesome Tonight", 5 milhões de cópias. Durante os anos 61 a 69 dedicou muito mais tempo a sua atividade profissional no cinema, praticamente 3 películas ao ano, durante estes anos, não realizou nenhum show.
Para alívio de seus fãs, reapareceu em Las Vegas completamente renovado. Foi uma apresentação especial, cujo programa não faltaria o todo poderoso tema de Chuck Berry "Johnny B. Goode".
Em 1963, Elvis provou também a bossa nova que estava na moda em USA incluindo na trilha sonora do filme "Fun in Acapulco" ,a curiosa "Bossa nova baby". Na realidade poderíamos dizer que é uma mescla entre rock and roll e rumba com ares mexicano, muito pouco a ver com a bossa brasileira.
O movimento pela paz que se apoderava de América nos anos sessenta, chegou também à Elvis, que gravou uma versão caseira de "Blowin’ in the wind" de Dylan e outra muito mais elaborada, de Simon & Garfunkel "Bridge over troubled water".
No dia 1 de maio de 1967, Elvis e Priscilla Beaulieu casaram no hotel Aladdin de Las Vegas, mas eles já viviam na mesma casa antes do casamento. A cerimônia sacudiu a todos, a imprensa se ocuparia de dar a conhecer a noticia rápidamente. Um ano depois, nasceu sua filha Lisa Marie a exatos 9 meses após o casamento.
Em 21 de janeiro de 1969 grava "In the ghetto". Esta canção de letra intensa e salpicada de denúncia social, dá a volta ao mundo.
"Suspicious Mind" , em agosto de 1969, foi seu último número um em disco pequeno de Elvis, gravado em vida.
Entre 1969 e o ano de sua morte, Elvis realizou mais de mil atuações , só em USA. Em março de 1973 volta a conseguir um número um com seu álbum duplo "Aloha from Hawaíí". Esse mesmo ano,o matrimônio com Priscilla terminou em divórcio. Na primavera de 1977 , visitou Michigan; até então permaneceu inédita a poderosa versão de "My way". Três meses depois dessa atuação, em 16 de agosto de 1977, Elvis morre.