segunda-feira, março 26, 2007

A melhor voz - cantor, músico, ator e dançarino

Clique na imagem para ampliar

A voz de Elvis, devido ao seu alcance vocal, atingia (segundo especialistas) notas consideradas dificílimas para um cantor popular. A crítica especializada reconhece seu expressivo ganho, em extensão, com a maturidade; além de virtuoso senso rítmico e força interpretativa.
REI DO ROCK
Esse título pode ser dado a Elvis Presley, defendido pelas inúmeras pessoas que ouviram as suas 750 interpretações em versões de estúdio, ao vivo ou ensaios, durante uma carreira de 23 anos. Elvis dispunha de um registo vocal muito flexível e eclético para quem nunca teve aulas de música ou mesmo ensino teórico convencional. Elvis, barítono, conseguia atingir 3 oitavas e, por vezes, atingir o registo vocal de tenores e baixos.
Outras em performances ao vivo, onde ele demonstra com maestria o seu poder vocal que chega a impressionar aqueles que não conhecem a sua carreira, atingindo em muitas delas o chamado dó de peito que corresponde a nota músical Sol 3, feito com voz de cabeça (como se fosse um falsete)
O grande desafio de quem privilegia a extensão é a afinação, canto extremamente técnico, e Elvis conseguiu em várias oportunidades a conciliação difícil, segundo os especialistas. Uma das notas mais difíceis de se atingir é o dó acima dó central, e Elvis atingiu muitas vezes em shows ao vivo, dito por especialistas.
Fonte:Wikipédia