domingo, março 25, 2007

Clássicos eternos



Fonte:TONINHO SPESSOTO, é jornalista, radialista e produtor musical

GOOD ROCKIN’ TONIGHT: THE LEGACY OF SUN RECORDS
Documentário
Coqueiro Verde

A história de uma fábrica de sucessos

A Sun Records era uma gravadora situada em Menphis, Tennessee, pertencente ao produtor e empresário Sam Phillips. O slogan do pequeno selo era 'gravamos tudo, a qualquer hora, de qualquer forma’. Estimulados por esse chamativo mote, dezenas de artistas passaram pela porta do pequeno estúdio no número 706 da Union Avenue durante os anos 50. E ali fizeram história.

Um jovem caminhoneiro de Tupelo, Texas, mudou a música popular através da Sun Records: Elvis Presley. A partir de That’s All Right, seu primeiro disco, nada mais foi a mesma coisa em termos de canções, pensamentos e atitudes. Além de Elvis, passaram pela Sun outros craques como Carl Perkins, Johnny Cash e Jerry Lee Lewis.

Em 2002, outro lendário produtor, Ahmet Ertegun (morto em 2006), fundador da lendária Atlantic Records, decidiu produzir um CD em tributo à gravadora de Sam Philips. Este documentário, que tem o mesmo título do álbum, mostra a história da Sun e a produção do tributo. Através de imagens de arquivo e entrevistas, a trajetória do selo é contada em riqueza de detalhes.

Um dos pontos altos é a presença de grandes nomes do rock interpretando clássicos imortalizados pelos discos de selo amarelo da Sun Records. Participaram do CD – e conseqüentemente do DVD –, entre outros, Paul McCartney, Robert Plant, Jimmy Page e Mark Knopfler. Um DVD imprescindível para os amantes do rock e para quem quer conhecer em detalhes um capítulo importante da história da música popular.

Duração total: 107 minutos
Legendas: português
Áudio: Dolby Digital 2.0
Região 0 (roda em qualquer aparelho)