quarta-feira, julho 11, 2007

Livrarias Curitiba comemora o Dia Mundial do Rock


Gosto musical não se discute e isso é uma verdade. Mas também é verdade que pelo menos um, em cada grupo de dez pessoas, prefere ouvir o bom e velho rock’n’roll mesmo sem saber exatamente o porque. E o que poucos também sabem é que 13 de julho é considerado o Dia Mundial do Rock. E não se trata de uma data qualquer. Em diversas partes do mundo, milhões de fãs do estilo aproveitam o dia para reverenciar seus ídolos.

E para comemorar a data, a Livrarias Curitiba vai realizar duas atividades gratuitas. A primeira delas é um pocket-show com Soulution Orchestra. O evento acontece amanhã (12 de julho), às 19h30, na loja do ParkShopping Barigüi.

A banda vai apresentar alguns dos ritmos que marcaram gerações em todo o planeta de nada mais, nada menos do que Elvis Presley — o Rei do Rock. O repertório vai ter músicas como Burning Love, Hound Dog, It's Now or Never, Suspicious Minds, Jailhouse Rock e muito mais.

No dia seguinte (13 de julho), é a vez do jornalista Abonico Smith — que mantém o site www.bacana.mus.br e atua no jornal O Estado do Paraná e na TV Paraná Educativa - ministrar a palestra “O Que é Rock”. O encontro acontece às 19h30, na loja do Shopping Curitiba.

Durante o bate-papo, ele vai abordar a história e a definição do gênero musical em suas seis décadas de existência, o surgimento do ritmo, conceitos, artistas, principais movimentos, para onde ele vai e como é afetado pela evolução tecnológica, convergências e divergências sexuais, geográficas e raciais.

Origem

Símbolo de rebeldia para os jovens, o rock já passou por diversas fases durante os mais de 60 anos de história. Sem ter uma data exata que marque o início desse ritmo, o som ganhou força nos Estados Unidos com alguns artistas que mais tarde se tornariam verdadeiras lendas. Entre os que deram o pontapé inicial, destaque para Bill Halley, Elvis Presley e Carl Perkins. Mais tarde The Beatles, Rolling Stones, The Kings, The Animals e The Who, entre outros, começavam a tocar o ritmo que contagiava multidões países afora.

Mas para se ter uma referência, o dia 13 de julho foi escolhido como Dia Mundial do Rock por ter sido o dia do primeiro Live Aid, quando em 1985 houve diversos shows para arrecadar fundos para ajudar as crianças da Etiópia.

Assim como os artistas, a mistura de rock com outros estilos musicais conquistava cada vez mais novos adeptos. Seja com o punk, folk progressivo, heavy metal, hard rock, grunge ou qualquer outro tipo, o som prova que consegue se renovar e parece sempre respirar quando muita gente anuncia seu fim.

Seja pelas bandas clássicas ou com grupos novos como Coldplay e The Strokes, uma coisa é fato: O rock’n’roll continua vivo. Até quando? Isso não se sabe, mas nem o rock se preocupou com isso.

30 Anos Sem Elvis

Desde janeiro, a Soulution Orchestra tem homenageado o Rei do Rock com o show “30 Anos Sem Elvis”. Foram inúmeras apresentações no palco do Crossroads, em Curitiba, com diversos sucessos em versões exclusivas.

Paralelamente aos shows, a Soulution entrou em estúdio e já gravou as músicas de maior sucesso de Elvis Presley. O CD “30 Anos Sem Elvis” será finalizado neste mês de julho e chega às lojas da Livrarias Curitiba em agosto, mês em que se lembra a morte do astro.
O show e o disco têm direção musical de Fernando Deddos, tecladista da Soulution, que foi vencedor do concurso Furnas Geração Musical de 2006 - um dos mais importantes concursos nacionais que incentiva e premia jovens músicos eruditos de 16 a 25 anos.

Pela qualidade dos integrantes, a Soulution Orchestra também venceu o prêmio Heineken Blues, fez mais de 700 apresentações em mais de cem cidades brasileiras, tem presença garantida nas principais casas de shows do país como Bourbon Street e Tom Brasil (São Paulo) e Canecão (Rio de Janeiro) e já se apresentou em programas como Domingão do Faustão e Programa do Jô (TV Globo), Amaury Júnior (Rede TV) e Momento Jazz (Canal Multishow). Em 2004 a Soulution teve seu maior momento ao abrir a turnê brasileira do rei do blues B.B. King, que passou por Curitiba.

Serviço

O que: Pocket-show com a Soulution Orchestra
Quando: dia 12 de julho (quinta-feira)
Local: Livrarias Curitiba Megastore do ParkShopping Barigüi
Horário: 19h30
Quanto: Entrada franca

O que: Palestra “O Que é Rock” com o jornalista Abonico Smith
Quando: dia 13 de julho (sexta-feira)
Local: Livrarias Curitiba Megastore do Shopping Curitiba
Horário: 19h30
Quanto: Entrada franca

Fonte:www.paranashop.com.br