sexta-feira, julho 06, 2007

Dia do rock n'roll (13 de julho)


Dia do rock – A década de 50 é considerada fundamental para o estilo. Foi nos EUA que artistas como Bill Halley, Chuck Berry e Little Richard deram o pontapé inicial no gênero. Desde o começo, o rock sofreu influências da música negra norte-americana com blues e R&B.

É com o surgimento do considerado ‘rei do rock’, Elvis Presley, que o estilo finalmente se consolida como um fenômeno para as massas. O cantor fez com que o gênero se tornasse comercialmente rentável para as grandes gravadoras da época. A partir de então, a lista de artistas só cresceu. O rock é uma verdadeira religião para seus fãs e o estilo já ganhou diversas categorias como punk, funk, progressivo, heavy metal, hard rock, grunge, britpop, entre diversos outros.

No Brasil, a cantora Nora Ney, da fase áurea do rádio e conhecida como ‘rainha da fossa’, foi quem curiosamente cantou o primeiro rock em português. Mas o fenômeno mesmo só começou com os irmãos Tony e Celly Campelo. Depois, seria a vez da Jovem Guarda, de Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa, inspirados nos ‘Beatles’, os meninos de Liverpool.

Na década de 70, destacou-se Raul Seixas; nos dez anos seguintes, foi a vez do boom do rock nacional com ‘Kid Abelha e os Abóboras Selvagens’, ‘Engenheiros do Hawaii’, ‘Blitz’, ‘Barão Vermelho’, ‘Legião Urbana’, ‘Ultraje a Rigor’, ‘Capital Inicial’, ‘Titãs’ e ‘Paralamas do Sucesso’. Na música solo, destaque para Cazuza, Marina Lima, Lulu Santos, Rita Lee, Lobão, entre outros.