sexta-feira, julho 13, 2007

Dia Mundial do Rock


Hoje, 13 de julho, comemora-se o Dia Mundial do Rock. A data foi instituída em 1985, quando foi realizado o concerto Live Aid, evento que uniu grandes nomes do rock internacional por uma causa nobre: arrecadar fundos para as vítimas da fome na Etiópia. Organizado pelo vocalista da banda Boomtown Rats, Bob Geldof, o espetáculo teve a participação de vários astros como U2, Dire Straits, Queen, David Bowie, Black Sabbath, Pretenders e Santana, entre outros.
Realizados simultaneamente em Londres e na Filadélfia, os shows foram transmitidos ao vivo por um pool de emissoras de TV por todo o mundo e atingiu um público de 2 bilhões de telespectadores em mais de 140 países.
Era, talvez, uma releitura de Woodstock, para tocar os bolsos e as mentes do rockers.

HISTÓRIA DO ROCK
O Cometa Halley já passou por aqui
Não existe ao certo uma data exata que marque o início do rock, mas a década de 50 é considerada fundamental para o surgimento do estilo. Neste período, nos Estados Unidos, artistas como Bill Halley, Chuck Berry e Little Richard, deram o pontapé inicial no gênero. Desde o princípio, o rock sofreu influências da música negra norte-americana, mais especificamente o blues e o Rhythm and Blues.
É com o surgimento de Elvis Presley, considerado o rei do rock, que o estilo finalmente se consolida como um fenômeno de popularidade. Presley fez com que o gênero se tornasse comercialmente rentável para as grandes gravadoras da época.
A partir de então, a lista de artistas e bandas começou a crescer. O estilo já ganhou diversas categorias como punk, folk, progressivo, heavy metal, hard rock, grunge, Britpop, entre outros.
Detalhe interessante: Elvis Presley nunca se apresentou no Brasil, mas Bill Halley trouxe seus cometas para Ribeirão Preto, já em final de carreira, em 1975. Foi um show histórico, no ginásio da Cava do Bosque.