quinta-feira, dezembro 20, 2007

O apogeu dos musicais

Clique na imagem para ampliar:

Tributos a Elvis Presley, os últimos dias de Kurt Cobain, o apogeu do The Rolling Stones e a atuação de Carlos Santana: DVDs que resgatam shows e biografias de alguns dos astros da música
Há 30 anos o rock´n roll perdia seu maior ídolo: Elvis Presley. Em 5 de abril de 1994 o rock morria com o suicídio de Kurt Cobain. Na realidade, esses ídolos podem ter saído da cena da vida, mas seus feitos como artistas continuam vivos nos registras que deixaram. O resgate se dá através do mercado de vídeo.

O DVD também está resgatando o apogeu do conjunto inglês The Rollling Stones. Para surpresa geral, estão em lançamento o polêmico longa-metragem da inseparável banda de Mick Jagger e Keith Richards feito por Jean-Luc Godard que acabou se transformando em dois filmes. Quais são? ´Sympathy for the Devil´ e ´One Plus One´, inéditos nos cinemas brasileiros. No embalo, a Warner lança o ainda surpreendente ´Performance´, o cultuado drama sobre a decadência e a deteriorização do sucesso.

Para lembrar os 30 anos de ausência do rei do rock, a Warner acaba de colocar nas locadoras e lojas de departamentos a ´Coleção Elvis´, caixas com títulos inéditos em DVD e edições especiais com os grandes sucessos cinematográficos do cantor no papel de ator.

O documentário ´Elvis é Assim´ (Elvis: That´s the Way It Is), produzido em 1970, não chegou a ser exibido nos cinemas em função de uma briga de direitos entre duas distribuidoras de filmes. A obra registra o lendário ´show´ filmado no verão de 1970, em Las Vegas. Cerca de meia hora das músicas originais foram recuperadas pelo montador e restaurador Rick Schimidin. Lançado numa caixa especial com dois DVDs, o primeiro traz a versão original do longa-metragem recuperado pela tecnologia e, como bônus, um curta revelando o trabalho de restauração do filme, detalhes da carreira e a filmografia de Elvis, além do treiler de cinema e da trilha sonora remasterizada em 5.1DD (novo sistema de som).. No segundo, a versão original exibida nos cinemas à época, além de cenas inéditas dos bastidores do ´show´.

Títulos

A primeira caixa da ´Coleção Elvis´ reúne três títulos inéditos em DVD, remasterizados e restaurados digitalmente: o documentário ´Elvis, o ídolo Imortal´, com dois discos e vários ´extras´, e os longas-metragens ´O Prisioneiro do Rock´ (1957), de Richard Thorpe, com Elvis, Dean Jones e Judy Tyler - no qual interpreta um cantor que cumpre pena por homicídio e cuja ´performance´ para cantar é descoberto por uma caçadora de talento - , e ´Viva um Pouquinho, Ame um Pouquinho´ (1968), de Norman Taurog, com Michelle Carey, no qual Elvis se desdobra trabalhando numa agência de publicidade e como modelo numa picante revista masculina.

Outros longas do cantor encontram-se igualmente disponíveis para compra e locação: ´Amor à Toda Velocidade´ (1964), de George Sydney, com Ann-Margeret, considerado seu melhor filme, acompanhado dos documentários ´Elvis em Hollywood´ e ´Elvis em Vegas´, além da trilha sonora remasterizada; ´Loiras, Morenas e Ruivas´ (1963), de Norman Taurog, com Joan O´Brien e Gary Lockwood; ´Feriado no Harém´ (1965), de Gene Nelson com Shelley Gabers; ´Minhas Três Noivas´ (1966), com Annette Day, ´Canções e Confusões´ (1967), com Mary Ann Mobley; ´Lindas Encrencas, as Garotas´ (1969), de Peter Tewskebury, com Marilyn Mason; e ´O Bacana do Volante´ (1968), com Nancy Sinatra.

O cineasta americano Gus Van Sant, de ´Elefante´, retrata em ´Os Últimos Dias´ (2005), o mundo atormentado de Kurt Cobain para reconstituir os dias que antecederam ao suicídio do vocalista e líder da banda Nirvana. Para não ser uma escancarada reconstituição da vida do cantor, Van Sant deu outro nome ao seu angustiado personagem, chamado Blade (interpretado por Michael Pitt), o qual revive a sua vida durante uma turnê mundial. Utilizando lentos movimentos de câmara, seqüências em silêncio e um clima de tormento, Van Sant revela um mundo insustentável criado pelo próprio astro.

Godard e The Rolling Stones


Jean-Luc Godard e The Rolling Stones estavam no auge da fama no final dos anos 60. Eram ídolos rebeldes de uma mesma galera: a juventude. Rodado em junho de 1968, ´One Plus One´ registra o grupo durante as gravações do álbum ´Beggar´s Banquet´, quando Jagger e Richards vão assumindo a liderança da banda. Antes mesmo do filme ser lançado, o produtor Iain Quarrier, insatisfeito com o resultado, o qual considerou anti-comercial, remontou pessoalmente o filme à revelia de Godard e deu-lhe um novo título, o de ´Sympathy for the Devil´ (Simpatia Pelo Diabo), a música que causaria grande polêmica à época. Os filmes se tornaram ´cults´ e apesar disso nunca foram exibidos comercialmente no Brasil. Já estão nas locadoras com o selo da nova distribuidora Daylight.

Mick Jagger teria mais sorte ao aceitar estrear no cinema como ator no instigante e sufocante drama ´Performance´, produção inglesa dirigida por Donald Cammel e Nicolas Roeg, que se tornaria uma das obras cinematográficas mais cultuadas dos anos 70.

Jagger interpreta o estranho senhor Turner, um recluso astro do rock que vive numa mansão cheia de espelhos e na companhia de duas excêntricas mulheres, enquanto espera algo que reviva seu grande período artístico. O seu encontro com Chas (James Fox), um criminoso em fuga, cria uma atmosfera chocante, a qual retrata as profundas mudanças culturais do mundo ocidental entre as décadas de 60 e 70.

No dia 15 de junho de 2005, Santana e sua lendária banda fizeram uma histórica apresentação em Montreux num ´show´ intitulado ´Hymns for Peace´ (Hinos para a Paz), no qual foram interpretadas canções sobre paz e amizade. A banda, composta por Chick Corea, John McLaughlin, Herbie Hancock, Wayne Shorter, Ravi Coltrane e Idrissa Diop, dividiu o estrelato com vários astros convidados, entre eles, Anjelique Kidjo, Bárbara Morrison, Patti Austrin, Sylver Sharp, Steve Winwood e Nile Rodgers.

O show, contido no DVD duplo ´Hymns for Peace - Live at Montreux 2004´, traz, entre outras canções, ´Redemption Song´, ´Exodus´, ´A Love Supreme´, ´Afro Blue´ e ´Light at the Edge of the World´.

Serviço:
Elvis, o Ídolo Imortal (Tis is Elvis, Special Ediction, 1981), de Malcolm Leo e Andrew Solt.
Edição de Colecionador - O Prisioneiro do Rock/Viva um Pouquinho, Ame um Pouquinho.
Elvis é Assim (Elvis: that´s the Way It Is, EUA, 1970), de Denis Sanders.
Os Últimos Dias (The Last Days, EUA, 2005), de Gus Van Sant, com Michael Pitt. 96 minutos. Warner.
One Plus One/Sympathy for the Devil, Inglaterra, 1968. Diretor: Jean-Luc Godard. 100 minutos. Daylight.
Performance (Performance, Inglaterra, 1970), de Donald Cammel e Nicolas Roeg, com Mick Jagger e James Fox. 105 minutos. Warner.
Santana - Hymns for Peace-Live at Montreux. EUA, 2007. 183 minutos. Warner.
fonte:http:// diariodonordeste.globo.com
Pedro Martins Freire
Crítico de Cinema